terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fisioterapia Dermatofuncional

O padrão de beleza estética sofreu várias mudanças ao longo dos tempos. Na atualidade a supervalorização da aparência física é acompanhada pelo crescimento de uma indústria da beleza, que dispõe de vários artifícios para satisfazer as pessoas, aproximando-as de suas expectativas.

A motivação para a procura de intervenções estéticas nasce na maioria das vezes devido a um sentimento de menos valia, resultante da desconformidade com o próprio corpo em relação aos padrões de beleza propostos e isso pode se refletir em outros aspectos da vida da pessoa como, por exemplo, em questões profissionais devido a falta de auto confiança, relacionamentos interpessoais, etc.

Atualmente, a mulher se submete a uma série de sacrifícios na tentativa de aprimorar ou manter uma boa aparência estética, sobretudo sem as indesejáveis celulites e pneuzinhos.

A celulite é a designação comum para as bolsas de gordura propensas a acumularem-se na hipoderme (tecido que une a derme aos órgãos subjacentes), formando rugas e depressão (aspecto “casca de laranja”) em zonas como as coxas, nádegas, abdômen e braços. É um problema estético que tende a verificar-se em cerca de 90% das mulheres especialmente após a adolescência. Além de ser desagradável aos olhos do ponto de vista estético, ocasionando problemas de ordem psicossocial, originados pela cobrança dos padrões estéticos dos dias atuais, pode, ainda, acarretar problemas álgicos (dores) nas zonas acometidas e diminuição das atividades funcionais.

Já a gordura localizada é aquela que teima em se acumular em regiões do corpo, não importando o peso corporal geral ou até mesmo se há prática de exercícios físicos. Esse tipo de gordura tende a se distribuir de maneira constante na pessoa, conforme sua constituição física. A pessoa com o tipo físico denominado de andróide predispõe um acúmulo de adipócitos na região abdominal, mais freqüente nos homens, popularmente conhecido como formato de maçã. Quando o acúmulo de adipócitos encontra-se localizado em região de quadril, denomina-se então como ginóide, conhecido como formato tipo pêra, mais freqüente nas mulheres.

A Fisioterapia Dermatofuncional vem com uma diversidade de técnicas e de aparelhos modernos e eficazes que auxiliam no tratamento e prevenção dessa gama de distúrbios desprezados tanto por mulheres quanto por homens, trazendo efeitos negativos na auto estima, evitando o convívio social e uma infinidade de prazeres devido ao desconforto do mal estar físico.

Dentro dos procedimentos fisioterápicos relacionados à área de Dermatofuncional estão: hidrolipoclasia, endermoterapia, peeling ultrassônico, peeling mecânico como o de cristal ou diamante, peeling químico, eletrolipólise, eletrolifting, desincruste, drenagem linfática e outros.

Todos estes procedimentos são utilizados isoladamente ou em conjunto com o objetivo de se combater distúrbios estéticos como estrias, celulite, gordura localizada, cicatrizes hipertróficas e quelóides. Alguns destes são utilizados também como suporte pré e/ou pós - cirúrgicos com o objetivo de minimizar as alterações teciduais causadas por procedimentos cirúrgicos, melhorando dessa maneira a evolução do quadro do paciente. (Graciela Heres - Fisioterapeuta)