segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Fisioterapia: Qualidade de vida nos pacientes com câncer

Há alguns anos a grande preocupação da equipe de saúde em relação ao câncer era relacionado à sobrevivência dos pacientes, hoje busca-se a qualidade de vida dessas pessoas. Mostrando-se bastante eficaz, tanto nos casos graves de câncer como preventivamente.
A Fisioterapia na Oncologia procura atender as necessidades específicas de cada paciente, oferecendo um tratamento holístico e individual ao paciente e aos familiares. Sendo ele o paciente valorizado em sua totalidade e não apenas de forma fragmentada, como apenas um portador de câncer. Preocupando-se então, não somente com o local afetado pelo câncer, mas com todo indivíduo e principalmente com a qualidade de vida.
A Fisioterapia Oncológica participa ativamente mantendo, devolvendo e restaurando a integridade cinético-funcional dos órgãos e sistemas do paciente, assim como previne os distúrbios causados pelos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
O profissional Fisioterapeuta torna-se de suma importância no tratamento do paciente oncológico, pois possui um arsenal abrangente de recursos terapêuticos que complementam o tratamento dos pacientes, como métodos analgésicos (redução ou desaparecimento da dor), drenagem linfática manual para redução de edemas (como linfedemas), aplicação de técnicas que minimizam as complicações osteoarticulares, recuperação da capacidade cardiorrespiratória, melhorar os sintomas da fadiga oncológica (cansaço e sonolência constantes), orientação os familiares e cuidadores, readaptação domiciliar com o intuito de facilitar o deslocamento.

Dra. Graciela Heres